nossahistoria

A Igreja de Nova vida em Maricá começou no dia 10 de fevereiro de 1983, sob a liderança do Pastor Antônio com um culto no lar na casa da irmã Maria das Dores que se localizava na Rua Otávio Mendes, 73 no bairro do Flamengo em Maricá. Naquele momento, este projeto estava sendo conduzido pela Igreja de Nova Vida no Fonseca em Niterói, e permaneceram reunindo-se neste endereço até o dia 15 de outubro de 1983.

Em 18 de outubro de 1983, foi alugada uma casa onde ocorreu as primeiras obras comunitárias na Rua Ribeiro de Almeida, 166 no Centro de Maricá, dando início à Igreja de Nova Vida de Maricá.

Um ano depois em 18 de outubro de 1984 foi fundada e inaugurada a Igreja na Rua Domício da Gama no Centro de Maricá, em um prédio também alugado. Neste período o Pastor Antônio adquiriu um terreno na Rua Pereira Neves, 64 no Centro da cidade onde a igreja começou a construir o seu prédio, sendo este o local em que estamos reunidos até os dias de hoje.

 Em 21 de outubro de 1988, com o fim da construção deste prédio, que teve sua fachada inspirada no modelo das igrejas dos Estados Unidos com uma pequena capela no alto, acontece então a mudança do imóvel alugado para a sede própria.

No dia 23 de outubro de 1988, sexta-feira, acontece o primeiro culto ministrado pelo Pastor Antônio, onde o mesmo fez a prestação de contas com a obra finalizada por completa e todas as despesas pagas em 30 de outubro de 1988.

O Pastor Antônio permaneceu na liderança da igreja até o ano de 1995 quando teve seu ministério interrompido por uma enfermidade que o levou a óbito. Após a morte do Pastor Antônio a Igreja de Nova Vida em Maricá passou a ser assistida pela Igreja de Nova Vida em Bonsucesso no Rio de Janeiro, dirigida pelo Bispo Jorcelino Medeiros de Queiroz, que se responsabilizou por providenciar um pastor que pudesse substituir o anterior.

Foi então que no mês de janeiro de 1996 o diácono Silvio Duarte juntamente com sua esposa Maria do Carmo (Carminha), que serviam ativamente na Igreja de Nova Vida em Bonsucesso, foram consagrados ao ministério pastoral em 24 de janeiro de 1996 e convidados a assumir a Igreja de Nova Vida em Maricá.

Em um primeiro momento, o pastor Silvio Duarte assumiu a direção da igreja em Maricá, porém permaneceu residindo no Rio de janeiro e trabalhando na empresa INFRAERO onde ele e sua esposa eram funcionários. Durante cinco anos permaneceram nessa difícil situação, até que em janeiro de 2001, após momentos de muita oração, foram direcionados pelo Espírito Santo a se desligar da empresa em que trabalharam por tantos anos e passaram a residir em Maricá juntamente com seus filhos Junior e Fernanda, dedicando-se ao ministério pastoral em tempo integral e aprendendo todos os dias a viver pela fé.

Ao assumir o ministério em tempo integral, o pastor Silvio Duarte, viveu a realidade de administrar um templo muito pequeno que não comportava as inúmeras pessoas que se amontoavam nas janelas e corredores para assistir aos cultos, sendo então desafiado a partir para a construção de  um novo prédio.

No ano de 2001, nosso Pai de amor nos presenteou com a aquisição de uma nova propriedade. Trata-se de um terreno muito maior, também localizado no Centro da cidade, a apenas dois quarteirões da nossa sede atual, e com área de 2840 m². Este presente nos enche de convicção de que Deus tem uma obra muito especial reservada para nossa igreja local e para a cidade na qual fomos plantados.

Ora, o desafio passou a ser gigantesco, porém nunca duvidamos de que com a ajuda de Deus ele seja plenamente possível. Direcionados mais uma vez pelo Espírito, foi decidido que o processo de crescimento do espaço físico de nossa igreja local aconteceria em dois momentos, optando-se em um primeiro instante pela ampliação do prédio sede que já estávamos utilizando.

Este primeiro momento já se encontra concluído e hoje a igreja teve seu espaço duplicado, contando com uma estrutura para atender confortavelmente 250 pessoas no templo principal, berçário, quatro salas equipadas para crianças, sala de dança, sala para palestras, dois gabinetes para pastores, secretaria, cantina e banheiros ampliados. Além de um espaço alugado localizado na mesma rua com capacidade para acomodar confortavelmente 100 pessoas, onde hoje reúne-se o “Zoe”, ministério de adolescentes de nossa igreja, que tem causado um impacto extremamente positivo na vida dos estudantes de nossa cidade.

Com o crescimento do número de membros e das atividades da igreja, verificou-se a necessidade da ordenação de um pastor auxiliar, foi quando em 03 de março de 2010, foi reconhecido pela comunidade e ordenado ao ministério pastoral André Serra, que juntamente com sua esposa Josi Serra, tem trabalhado para o crescimento contínuo desta família da fé de modo fiel e digno, demonstrando sempre muito amor e carinho pelas vidas que tem chegado até nós.

Continuamos firmes em direção aos sonhos e projetos que nos tem sido propostos pelo Pai, na certeza de que Ele jamais nos abandona. Cremos que o novo de Deus está chegando para nossa igreja, com muitas famílias chegando ao nosso convívio e nos abençoando ricamente com sua presença, tempo, recursos e talentos.

Em 17 de janeiro de 2016, damos mais um importante passo enquanto comunidade em direção à realização dos planos de Deus para nós, reconhecendo ao ministério pastoral Antônio Marcos Ferreira, Fernanda Duarte Ribeiro, Paulo Victor Ribeiro e Silvio Duarte Jr, que ao longo dos últimos anos, juntamente com suas famílias, muito tem abençoado nossa igreja com amor, integridade, fidelidade e serviço.

Cremos assim estar preparando as estruturas para que nossas tendas venham a ser alargadas, para que possamos dar início à segunda fase do nosso projeto inicial, sempre com o propósito principal de em tudo que fizermos demonstrarmos o nosso amor a Deus e o nosso amor às pessoas.

Somos uma igreja que valoriza o seu passado, vive intensamente o seu presente e olha pra frente em direção ao futuro que nos está proposto pelo Pai. Uma igreja que confia na graça de Deus e que acredita no impossível que só Ele é capaz de realizar.

Junte-se a nós e faça parte dessa história você também!